Seguradoras arrecadaram mais 19 mil milhões Kz em prémios de seguro

23-07-2019

Dados recolhidos pela Associação de Seguradoras de Angola (ASAN) junto de 15 das 27 seguradoras que operavam no mercado em 2018 demonstram que o volume de prémios naquele ano foi de 135,5 mil milhões de Kz, representando um crescimento de 17,1% relativamente a 2017, cujos prémios de seguro fixaram-se nos 115,7 mil milhões Kz, uma diferença de 19,7 mil milhões Kz.

As seguradoras que fazem parte da amostra, que representam 99,48%, são, por ordem alfabética: BIC Seguros, Bonws, Confiança, Ensa, Fidelidade, Fortaleza, Global Seguros, Nossa, Mundial, Protteja, Prudencial, Saham, SOL Seguros, Tranquilidade e Trevo Seguros.

Os ramos com maior peso relativo continuam a ser Saúde, Automóvel e os Acidentes de Trabalho, com pesos relativos de 41,6%, 16,9% e 12,1%, respectivamente.

A seguir o ramo com maior peso é o da Petroquímica (9,7%) e depois surgem os ramos Incêndio e Outros Danos em Coisas que, em conjunto, representam 10,9% dos prémios do sector.

De acordo com os dados da ASAN, o mercado de seguros continua a apresentar um grau de concentração muito elevado que se traduz num peso relativo das cinco maiores seguradoras da amostra.

O crescimento dos prémios abaixo da taxa de inflação tem-se traduzido, como consequência, numa redução progressiva da taxa de penetração dos seguros (Prémios/PIB).

In Jornal Mercado

© 2019 SHIELD SEGUROS - Mediação e Corretagem de Seguros Lda. - Luanda - Angola
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora